Jornalista britânico raptado no Iraque

O jornalista freelance britânico James Brandon, em serviço para o “Sunday Telegraph”, foi raptado na noite de 12 de Agosto por 30 homens encapuzados que entraram no hotel de Bassorá onde se encontrava hospedado.

Segundo um empregado do hotel, os homens entraram no edifício e exigiram ver o livro de hóspedes, tendo em seguida subido as escadas, disparado dois tiros e, minutos depois, arrastado o jornalista britânico escada abaixo, a sangrar.

Horas mais tarde, foi divulgada uma cassete vídeo que alegadamente mostra indivíduos encapuzados perto de um homem em tronco nu, e que ameaçam matar James Brandon se as forças norte-americanas não sairem de Najaf no espaço de 24 horas.

Este caso ocorre um dia depois de um grupo xiita de nome Abu al-Abbas ter emitido um comunicado em que ameaça matar todos os que colaborarem com as tropas britânicas, como retaliação pelo ataque dos EUA a Najaf.

Nos últimos meses, mais de 70 estrangeiros foram sequestrados no Iraque, estando 20 ainda nas mãos dos raptores. Pelo menos oito foram executados.

Partilhe