Jornalista bengali em liberdade condicional

Salah Uddin Shoaib Choudhury, editor do agora extinto semanário “Blitz”, do Bangladesh, saiu a 30 de Abril em liberdade condicional, após ter passado 17 meses atrás das grades acusado de “subversão”.

O jornalista foi preso em Novembro de 2003, quando se deslocava para Israel a fim de participar numa conferência da Associação de Escritores Hebreus. Como o Bangladesh não tem relações diplomáticas com Israel, viajar para aquele país é considerado ilegal.

O editor do “Blitz” começou por ser acusado de ilegalidades relativas ao seu passaporte, que depois foram retiradas, mas, em Fevereiro de 2004, foi formalmente acusado de subversão, tendo sido apresentados como comprovativos alguns artigos que Salah Choudhury escrevera acerca do aumento do fundamentalismo no Bangladesh.

A liberdade condicional do jornalista – que se queixa de não ter recebido tratamento médico adequado na prisão e de ter sido forçado a dormir no chão da cela – tem a duração de um mês, pelo que terá de comparecer em tribunal a 25 de Maio para pedir um prolongamento da medida.

O jornalista está no entanto apreensivo quanto ao futuro, pois segundo afirma há grupos fundamentalistas a pressionar o tribunal para que a sua liberdade condicional ser revogada. Recorda-se que o Bangladesh foi considerado pelo CPJ como um dos países mais perigosos para os jornalistas no relatório “Marked for Death: an analysis of the “Most Murderous Countries for Journalists”.

Partilhe