Jornalista agredido na Bielorússia

Pavel Sheremet, jornalista da televisão russa Pervy Kanal, foi atacado no dia 17 de Outubro por dois indivíduos no exterior de um edifício governamental de Minsk e acabou detido pela polícia por, alegadamente, estar a causar distúrbios.

Pavel Sheremet, autor de uma biografia crítica do presidente Alexander Lukashenko, esteve primeiro detido numa cela e foi, posteriormente, enviado para o hospital, onde lhe foram diagnosticadas lesões cerebrais.

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a Associação dos Jornalistas Bielorussos (BAJ) estão preocupadas com o estado de saúde do jornalista e querem que o ministro do Interior, Uladzimir Naumau, e que o procurador-geral abram uma investigação à polícia de Minsk, para esclarecer porque razão Pavel Sheremet foi encarcerado ferido, em vez de lhe ser prestada a devida assistência.

Há, todavia, contornos pouco claros neste caso, nomeadamente pelo facto dos agressores não terem sido detidos por, segundo um porta-voz do ministro do Interior, se terem limitado a pedir cigarros ao jornalista que, em resposta, os terá insultado e agredido.

A mesma fonte afirmou desconhecer as causas dos ferimentos de Pavel Sheremet, mas outras testemunhas já revelaram que o jornalista estava bem antes de ser conduzido para a prisão e Svetlana Kalinkina, do jornal “Belorusskaya Delovaya Gazeta”, que presenciou o incidente, declarou que a polícia não recolheu os testemunhos de nenhum dos jornalistas que assistiram ao sucedido.

Pavel Sheremet tinha já sido detido na Bielorússia a 26 de Julho de 1997 quando – na companhia de Dmitri Zavadski, operador de imagem da estação pública russa ORT – preparava uma reportagem sobre as falhas na segurança ao longo da fronteira bielorussa com a Lituânia.

Os dois repórteres passaram dois meses na prisão e Dmitri Zavadski viria a desaparecer a 7 de julho de 2000 no aeroporto de Minsk, tendo a investigação ao seu desaparecimento sido encerrada em 2004, não obstante o seu paradeiro permanecer desconhecido e as alegações sobre o envolvimento de altas patentes no caso nunca terem ficado clarificadas.

Partilhe