IRREGULARIDADES CONTINUAM NA AGÊNCIA LUSA

No segundo dia de greve na Lusa, o SJ voltou a denunciar irregularidades à Inspecção Geral do Trabalho e deu público conhecimento das diligências efectuadas junto da Secretaria de Estado do Tesouro, onde manifestou a sua preocupação pelos efeitos financeiros resultantes do incumprimento do contrato-programa do Estado com aquela agência noticiosa.

O segundo dia de greve na Lusa continua a registar uma adesão muito elevada, em particular na sede da Agência.

Apesar da intervenção da Inspecção Geral do Trabalho na quinta-feira, que levantou um auto de notícia, repetiram-se hoje situações de substituição de  trabalhadores em greve, de que o Sindicato dos Jornalistas deu mais uma vez conta à IGT.

Entretanto, o SJ foi recebido na Secretária de Estado do Tesouro, onde expôs as suas preocupações face às implicações financeiras do incumprimento do contrato-programa do Estado com a Agência Lusa.

O SJ manifestou à tutela a preocupação com a actual situação que se vive na Lusa e com a incapacidade negocial da sua Administração, que até ao momento rejeitou todas as diligências do SJ para encontrar uma solução aceitável para ambas as partes.

O SJ aproveitou ainda a oportunidade para informar a tutela sobre as anomalias existentes na Lusa, que motivaram a intervenção da Inspecção Geral do Trabalho, sublinhando a obrigação de as empresas com maioria de capitais do Estado darem o exemplo no cumprimento rigoroso da legalidade.

Partilhe