Irão encerra instalações da Al-Jazeera em Teerão

O Ministério da Cultura e da Orientação Islâmica do Irão decidiu encerrar as instalações da Al-Jazeera em Teerão, a 18 de Abril, por “incitamento à desordem”, após a estação ter noticiado confrontos no Cuzistão, no sudoeste do país.

A estação televisiva por satélite do Qatar foi informada da decisão verbalmente a 17 de Abril, dois dias depois de ter noticiado os confrontos que provocaram mortos e feridos e deram visibilidade à oposição que existe ao governo iraniano naquela região.

As autoridades afirmaram que a suspensão à Al-Jazeera duraria até que se conseguisse apurar qual o papel desta nos confrontos, pois a estação é acusada de “incitar elementos subversivos a lançar a desordem”, uma acusação catalogada como “infundada” por Jihad Ballout, porta-voz do canal do Qatar.

Esta é a terceira vez em seis meses que as autoridades de Teerão visam a Al-Jazeera, depois de em Novembro de 2004 terem exigido a retirada de um cartoon “insultuoso” do sítio da estação, sob pena de sanções, e, mais perto do final desse mesmo ano, terem ameaçado expulsar a estação do país, por esta ter “chamado Golfo Arábico ao Golfo Pérsico”.

Partilhe