Índice mundial de liberdade da imprensa da RSF

A Repórteres Sem Fronteiras divulgou hoje, 20 de Outubro, o seu índice mundial de liberdade de imprensa, no qual é visível uma tendência de agravamento das pontuações dos países ocidentais, inclusive Portugal, o que denota condições mais difíceis para o exercício do jornalismo.

O índice reporta ao período entre 1 de Setembro de 2004 e 1 de Setembro de 2005, baseando-se nos dados recolhidos por um questionário com 50 perguntas, elaborado pela RSF e preenchido por grupos de defesa da liberdade de expressão, correspondentes da RSF, jornalistas, investigadores, juristas e activistas dos direitos humanos.

Embora os primeiros lugares da tabela sejam ocupados por países do Norte da Europa, mais abaixo há casos preocupantes, como a França, que desceu 11 posições e está agora no 30º posto, em grande parte devido a buscas em redacções, interrogatórios a jornalistas e a introdução de novas ofensas de imprensa na lei, ou ainda a Espanha (40º) ou a Itália (42º).

Quanto a Portugal, ocupa o 23º lugar e é o 17º entre os 25 países da União Europeia. Este posto representa uma subida de dois lugares em relação a 2004 devido à descida de outros países, mas a pontuação portuguesa piorou relativamente ao ano passado, facto a que não será alheia a condenação judicial de Manso Preto, a 10 de Dezembro de 2004, por defender o sigilo profissional.

O ataque ao direito de protecção das fontes foi também a razão que levou o Canadá a descer duas posições, ocupando agora o 21º lugar, enquanto a prisão de Judith Miller e as movimentações legais para minar a privacidade das fontes nos Estados Unidos valeram a este país uma queda de 22 lugares até ao 44º posto.

Os Estados Unidos têm ainda direito a uma segunda presença na listagem, no 137º posto, em virtude da sua actuação no Iraque, país que ocupa o 157º lugar do índice, à frente de Vietname, China, Nepal, Cuba, Líbia, Birmânia, Irão, Turcomenistão, Eritreia e da Coreia do Norte, última classificada.

Entre os países de língua oficial portuguesa, todos subiram ou mantiveram as suas posições no índice: Cabo Verde é 29º, Moçambique 49º, Timor-Leste 58º, o Brasil 63º, a Guiné-Bissau 71ª e Angola 76ª. São Tomé e Príncipe não consta do índice elaborado pela RSF.

Partilhe