Imprensa estrangeira solidária com portugueses no Iraque

A Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP) emitiu a 14 de Novembro um comunicado de solidariedade com os jornalistas portugueses no Iraque, condenando os ataques armados de que estes foram vítima.

A AIEP apela “a todos os Governos que têm forças militares no terreno para fizerem tudo no seu poder para que os jornalistas possam exercer a sua profissão em segurança”.

Segue abaixo, na íntegra, o comunicado da AIEP:

“SOLIDARIEDADE COM OS COLEGAS PORTUGUESES NO IRAQUE”

A Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP) condena os ataques armados de que hoje foram vítimas jornalistas portugueses no Iraque.

A AIEP exprime também toda a sua solidariedade aos colegas empenhados em coberturas noticiosas como correspondentes naquela zona de conflito, assim contribuindo para garantir ao povo português o direito à informação sobre os acontecimentos daquela área do mundo. Manifestamos também a nossa preocupação relativamente ao estado de saúde da jornalista da SIC ferida, assim como pela situação de privação da liberdade em que se encontra o colega da TSF sequestrado.

Apelamos ao Governo Português e a todos os Governos que têm forças militares no terreno para fizerem tudo no seu poder para que os jornalistas possam exercer a sua profissão em segurança.

Lisboa, 14 de Novembro de 2003

A Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal

Partilhe