Impasse na RTP

A reunião realizada hoje, 29 de Maio, entre representantes do Sindicato dos Jornalistas (SJ) e do SINTTAV com a Administração da RTP terminou sem qualquer acordo, pelo que se mantém o impasse criado com a ruptura das negociações para a actualização salarial.

Em comunicado divulgado no final da reunião, o SJ informa que apresentou um “conjunto de propostas visando ultrapassar o impasse”, mas que a empresa “rejeitou assumir para já qualquer compromisso”.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:

Informação aos Jornalistas da RTP

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) reuniu hoje, 29 de Maio, com a Administração da RTP, a quem apresentou um conjunto de propostas visando ultrapassar o impasse criado nas negociações de actualização salarial.

A empresa considerou que as propostas podem vir a ser uma base de trabalho, mas rejeitou assumir para já qualquer compromisso com o SJ, pelo que o impasse se mantém.

Embora reconhecendo a necessidade de encontrar, «no futuro», uma solução para o chamado subsídio de integração, que na verdade não passa de uma forma de congelar a tabela salarial, a Administração da RTP mantém a sua posição de intransigência em relação às actualizações de 2009, que mais uma vez não serão incluídas na remuneração de categoria.

O SJ, após consulta aos seus associados, decidiu não aceitar a proposta da empresa.

Independentemente de outras medidas que considere oportuno tomar, o SJ apresentou hoje à empresa, no final da manhã, um pré-aviso de greve para os dias 5 e 7 de Junho para o caso de os jornalistas, no referendo que está a decorrer, decidirem paralisar nessas datas.

Lisboa, 29 de Maio de 09

A Direcção

Partilhe