Homenagem a Rafik Hariri e Gebran Tueni em Lisboa

Os eurodeputados socialistas portugueses organizam a 7 de Abril, pelas 17 horas, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, uma homenagem ao ex-primeiro-ministro do Líbano Rafik Hariri e ao jornalista e deputado libanês Gebran Tueni, ambos assassinados durante o ano de 2005.

Na homenagem estarão presentes Nayla Tueni, filha de Gebran Tueni e ela própria jornalista, Saad Hariri, filho de Rafik Hariri e deputado no Parlamento libanês, assim como representantes de comunidades religiosas e personalidades da vida política e da sociedade civil de diversos países.

Além de relembrar o primeiro-ministro e o jornalista libanês mortos em actos terroristas, este evento pretende contribuir para a dinamização da Revolução dos Cedros, um movimento alargado pela paz, democracia e independência nacional no Líbano que se formou após o assassinato de Rafik Hariri.

Segundo Paulo Casaca, eurodeputado socialista que integra a “Comissão 1559” – uma organização não governamental fundada a 6 de Julho de 2005 com vista à sensibilização da comunidade internacional para a necessidade da completa implementação da Resolução 1559 das Nações Unidas, que decidiu a retirada das forças ocupantes do Líbano e o desarmamento das milícias –, este movimento está actualmente estagnado, em larga medida devido ao terror imposto à sociedade libanesa.

Esta homenagem – a que o Sindicato dos Jornalistas se associa – esteve inicialmente prevista para as instalações do Parlamento Europeu em Lisboa.

Partilhe