Greve sectorial de quatro dias na RTP

Dois dos sindicatos não subscritores do Acordo Colectivo de Trabalho (ACT) do grupo RTP apresentaram a 22 de Dezembro um pré-aviso de greve sectorial na televisão pública para os dias 30 e 31 de Dezembro e 1 e 2 de Janeiro.

Os sindicatos dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT) e dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (SINTTAV) enveredaram por esta forma de luta nos sectores de supervisão de emissão, comunicações móveis, manutenção de estúdios e emissão e centro nacional de coordenação técnica, considerando que a empresa está a impor aos respectivos trabalhadores horários de trabalho particularmente penosos e sem cobertura legal.

Reagindo à forma de luta desencadeada pelo STT e pelo SINTTAV, a administração do grupo RTP decidiu suspender o processo de conciliação a decorrer no Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, alegando que não negoceia sobre pressão.

A reacção da empresa inviabilizou a reunião agendada para 22 de Dezembro, em que os sindicatos deveriam apresentar a sua posição face a nova proposta da RTP sobre horários de trabalho, levada à mesa de negociação uma semana antes.

Apesar da interrupção das negociações, o Sindicato dos Jornalistas vai apresentar por escrito à empresa, na próxima semana, a sua contraproposta sobre a matéria em apreço.

Partilhe