Greve na Radio France continua após negociações falhadas

A reunião entre os representantes dos jornalistas e a direcção da Radio France, realizada a 3 de Fevereiro, não obteve quaisquer resultados práticos, pelo que a greve, que já dura há nove dias, se mantem por tempo indeterminado.

“Este encontro foi escandoloso no tom, pirómano na forma, irresponsável no fundo”, afirmam os sindicalistas no sítio oficial da greve, exprimindo a sua indignação face à “total incoerência” de Jean-Marie Cavada, presidente do grupo, “que se mostrou responsável num dia e desdenhoso no seguinte”.

Segundo os representantes dos jornalistas, os directores-gerais da rádio pública francesa anunciaram não ter nada para propor em 2004 e nenhum valor previsto para 2005, e advertiram os trabalhadores para não falarem mais de disparidades.

A esta posição, os sindicalistas responderam com o argumento de que “as afectações no quadro do orçamento para 2004 podiam ser revistas”, apesar deste estar fechado, repetindo uma informação que lhes fora dada horas antes numa reunião com responsáveis do Ministério da Cultura e da Comunicação.

A direcção respondeu que “essas afirmações só podem vir de gente mal informada, mal intencionada ou mentirosa”, atitude que os representantes dos jornalistas consideraram reveladora da “arrogância” com que os directores encararam este encontro sugerido pelo próprio presidente do grupo.

No sítio oficial da greve, a intersindical de jornalistas da Radio France expressa ainda a sua surpresa por o orçamento para 2004 não incluir medidas de correcção das disparidades salariais, apesar de o mesmo ter sido definido em Outubro de 2003, na mesma altura em que a direcção reconheceu a existência desse problema e anunciou a abertura de negociações em Janeiro.

Partilhe