Greve na Nepal 1 TV termina com vitória dos trabalhadores

Após quase três semanas de greve, os trabalhadores da Nepal 1 TV alcançaram um acordo com a administração a 7 de Maio, um desfecho considerado por Christopher Warren, presidente da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), como “uma vitória para os trabalhadores”.

Os funcionários da Nepal 1 TV iniciaram a greve a 19 de Abril, exigindo um acordo colectivo e melhores condições de trabalho, incluindo seguros de acidente e de saúde e fundos de previdência.

Apelidando o esforço dos trabalhadores como “muito encorajador”, o presidente da FIJ diz que “esta vitória significa que os jornalistas no Nepal não estão dispostos a continuar a ser maltratados pelos patrões, além de serem atacados e ameaçados por grupos violentos quando fazem reportagens no terreno”.

Violência contra jornalistas não cessa

Segundo a FIJ, a violência contra jornalistas continua a ser comum no país, como o demonstram casos recentes como o de Lokshari Kuwar, editor do “Morning Bell Daily”, que foi hospitalizado após um ataque levado a cabo por três homens, na sequência de artigos que escreveu sobre contrabando de madeira, prostituição e exportação e importação ilegal de bens através da fronteira com a Índia.

Além deste caso, há ainda a registar o caso de Yuvraj Adhikary, correspondente da Radio Nepal em Bardiya, que a 2 de Maio foi atacado com paus e pedras e perseguido por membros da Jovem Liga Comunista, uma organização ligada à guerrilha maoísta, tendo ainda recebido ameaças de rapto e de morte.

Partilhe