Greve afecta programação da RTP

Num primeiro balanço dos efeitos da greve geral na Televisão pública constata-se que vários programas foram prejudicados e que a Administração da empresa recorreu a meios externos para dar uma aparência de normalidade no funcionamento.

O programa “Bom Dia” foi para o ar com atraso de 35 minutos devido a problemas de iluminação e áudio resultantes da greve dos técnicos, só ultrapassados com a intervenção de uma empresa externa que trabalha com RTP; o programa “Praça da Alegria” foi pré-gravado e não transmitido em directo como é costume.

Também o “Jornal da Tarde”, emitido do Porto, foi prejudicado com insuficiência de meios humanos e técnicos. Segundo o sítio do Sindicato dos Jornalistas apurou, a Administração da empresa alugou um carro satélite a uma empresa externa para fazer os “directos”.

Em Lisboa, na parte da manhã, 21 dos 31 câmaras não trabalharam; no Porto, apenas dois dos 13 câmaras trabalharam. Entretanto, já da parte da tarde, nos estúdios da Televisão em Lisboa, a maioria dos jornalistas da secção de Sociedade estava em greve, enquanto na secção de Política apenas estavam a trabalhar a chefia e um jornalista.

Luto nos Açores

Jornalistas e técnicos que na cidade da Horta fazem a cobertura dos trabalhos da Assembleia Regional dos Açores (cerca de uma dezena) estiveram hoje sentados nas bancadas do público, vestidos de negro, marcando desta forma a sua adesão à greve.

Partilhe