Gravadores devolvidos a jornalista da “Sábado”

Os gravadores de dois jornalistas da revista “Sábado” que o deputado socialista Ricardo Rodrigues levara durante uma entrevista realizada em Abril foram devolvidos pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP) à jornalista Maria Henrique Espada, que verificou que nenhuma parte do conteúdo tinha sido apagada.

A restituição dos gravadores aconteceu depois de ter sido indeferida a providência cautelar interposta no início de Maio por Ricardo Rodrigues, que subtraiu os gravadores para impedir a divulgação da entrevista e acusou Maria Henrique Espada e Fernando Esteves de quererem destruir a sua imagem, algo que não ficou provado.

Recorde-se que Ricardo Rodrigues foi filmado a apropriar-se dos gravadores dos jornalistas da “Sábado” depois de ter sido confrontado com perguntas sobre as suas ligações a um antigo processo de burla nos Açores e a casos de pedofilia. O deputado do PS justificou a sua atitude com a “pressão exercida” pelos jornalistas, a qual, segundo ele, “constituiu uma violência psicológica insuportável”.

Ricardo Rodrigues, que entretanto viu levantada a sua imunidade parlamentar, vai agora ter de responder às queixas-crime de furto e atentado à liberdade de imprensa apresentadas pelos jornalistas da “Sábado”.

Partilhe