Grande Prémio “Jornalismo pela Tolerância” para João Paulo Baltazar

O jornalista João Paulo Baltazar, da rádio TSF, foi o vencedor do Grande Prémio “Jornalismo pela Tolerância”, atribuído pelo Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) e entregue durante o Seminário Média e Imigração realizado a 8 de Junho, em Lisboa.

João Paulo Baltazar foi distinguido pela reportagem “Este é o meu bairro”.

O júri atribuiu ainda o Prémio Imprensa ao jornalista Ricardo Dias Felner, do jornal “Público”, pelo trabalho “Os imigrantes pagam” e o Prémio Rádio a Cristina Santos, também da TSF, por “O mundo na minha escola”.

Este ano, o júri decidiu não atribuir o Prémio Televisão por “não ter surgido nenhum trabalho de destaque” nessa área, afirmou à Agência Lusa fonte do ACIME.

Na cerimónia de entrega dos galardões, o Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), Rui Marques, sublinhou a “responsabilidade social do jornalista”, e congratulou-se pelo contributo inestimável que os jornalistas vão dando para o combate à discriminação racial, promovendo a diversidade cultural existente em Portugal.

Rui Marques não deixou no entanto de reconhecer que muitas vezes “as empresas jornalísticas condicionam a reportagem e o jornalista, com a sua lógica comercial”, apontando o «pseudo-arrastão» de Carcavelos como exemplo de “uma mentira que se torna verdade”, e um fenómeno com “um impacto mediático de efeito perverso”.

O prémio “Jornalismo pela Tolerância”, que vai na quarta edição, pretende promover padrões de referência sobre temas associados à imigração e minorias étnicas, recompensando trabalhos jornalísticos publicados em Portugal.

Partilhe