Governo tailandês persegue comunicação social

A FM 92.25, uma rádio comunitária de Banguecoque conhecida pelas críticas ao primeiro-ministro tailandês Thaksin Shinawatra, foi encerrada pelo governo a 9 de Agosto, tendo os jornalistas da estação sido ameaçados de prisão caso persistissem em transmitir notícias.

A estação é acusada de “disseminar informação falsa” e “incitar o público contra o governo”, tendo sido ainda apresentadas queixas criminais por violação das leis de transmissão, que limitam a potência e cobertura das estações, alegando que o sinal da FM 92.25 interferia com os sinais do aeroporto.

Segundo o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), este encerramento segue-se a uma série de acções governamentais contra a estação, onde se incluem raides policiais e o fecho do sítio Web da rádio.

Ministro ameaça “Bangkok Post”

Num caso distinto, o ministro dos Transportes, Pongsak Raktapongpaisal, ameaçou processar por difamação o diário “Bangkok Post”, por este ter prejudicado a imagem internacional do país ao falar numas fendas existentes na pista do aeroporto.

No artigo inicial, o jornal falou da existência de falhas no meio da pista, mas mais tarde pediu desculpas e corrigiu a informação, pois as fissuras estavam nas pontas e, segundo funcionários governamentais, resultam das técnicas de construção usadas.

Para o CPJ, a ameaça do ministro faz parte de uma tendência dos políticos e empresários tailandeses em perseguir judicialmente a comunicação social do país, de que são exemplo os recentes processos da Picnic Corp (detida por familiares de um ex-ministro) contra o jornal “Matichon” e a revista “Prachachat Tooragit”, e da Shin Corp (propriedade da família do primeiro-ministro) contra o diário “Thai Post”.

Partilhe