Governo do Sri Lanka pressiona “Mawbima”

O governo do Sri Lanka selou as contas da editora Standard Newspaper Private Limited a 13 de Março, impossibilitando assim, na prática, a publicação do semanário “Mawbima”, denunciou a organização Free Media Movement (FMM).

Segundo a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), este é o mais recente de uma longa lista de ataques governamentais contra o “Mawbima”, título conhecido por investigar e expor casos de corrupção no seio dos ministérios e das instituições estatais daquele país asiático.

Considerando que a actuação das autoridades “parece fazer parte de uma abordagem metódica para intimidar e subjugar os meios de comunicação social independentes”, o presidente da FIJ, Christopher Warren, demonstrou-se solidário com a publicação e recordou que esta tem vindo a ser alvo de vários atentados à liberdade de imprensa.

Entre esses ataques está, por exemplo, a detenção sem culpa formada há mais de 111 dias da jornalista Munusamy Parameshawary, por parte da Divisão de Investigação Terrorista (TID).

Partilhe