Governo de Valência quer privatizar televisão pública

O governo da região autónoma de Valência decidiu acelerar a privatização dos serviços de notícias da televisão pública local, uma decisão contra a qual se mobilizaram organizações sindicais de jornalistas de toda a Espanha, que divulgarão, no dia 23, uma declaração conjunta.

A plataforma contra a privatização parcial da RTVV reúne a Federação dos Sindicatos de Jornalistas, a Federação das Associações de Jornalistas, colégios de jornalistas da Catalunha e da Galiza e as organizações da classe das federações sindicais Comisiones Obreras (CCOO) e UGT.

O Partido Socialista da região de Valência (PSPV) mobilizou-se contra a medida e os representantes do partido no Conselho de Administração da RTVV interpuseram um recurso judicial contra privatização da estação, também conhecida como Canal 9.

Os socialistas consideram que o processo não respeita a legislação em vigor e causará um “dano irreparável” à comunidade do Levante espanhol, causando ainda a rescisão de inúmeros contratos de trabalho.

A batalha jurídica prosseguiu com o Ministério da Ciência e Tecnologia a vir em socorro do governo regional do Partido Popular, afirmando que irá estudar a compatibilidade legal da proposta de privatização.

Uma nova votação sobre a entrega da gestão da informação, programação e publicidade terá lugar na segunda-feira, dia 21, após a legalidade da primeira votação ter sido contestada pelos representantes do PSPV na administração do canal.

Partilhe