Gaia revoga protocolos com jornais locais

A Câmara Municipal de Gaia revogou, a 30 de Junho, protocolos de distribuição de publicidade institucional que tinha assinado no início do ano com jornais regionais. A medida preocupa os responsáveis das publicações afectadas, que esperam encontrar uma nova plataforma de entendimento com a autarquia.

A decisão da Câmara foi tomada depois de terem sido levantadas questões sobre a liberdade de informação, dado que os protocolos estabeleciam como contrapartida da distribuição dos anúncios que os jornais cobrissem adequadamente actos públicos e actividades do executivo e das empresas municipais.

Embora compreendam as razões políticas invocadas, os responsáveis das publicações “O Gaiense”, “Jornal de Gaia”, “Notícias de Gaia”, “Voz de Gaia”, “Valadares & a Cidade em Foco” e “Audiência” garantem que nunca sentiram pressões para cobrir as actividades da autarquia e consideram que os protocolos funcionavam como regras que permitiam combater a discriminação anteriormente existente na distribuição da publicidade institucional pelos jornais do concelho.

Em declarações ao “Jornal de Notícias”, os jornais afectados garantiram que vão requerer junto da ERC um parecer sobre a legalidade deste tipo de parcerias institucionais, de modo a lançar o debate sobre o assunto na opinião pública.

Partilhe