Futuro do jornalismo em discussão no PE

O Parlamento Europeu (PE) acolhe, a 2 de Fevereiro, das 9h30 às 12h30, a conferência “Pagar o preço pelo jornalismo e a democracia”, organizada pela Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) e que visa discutir o futuro do jornalismo e das políticas de média na União Europeia.

Entre as questões a abordar nesta conferência contam-se: Onde é que a crise dos média e do jornalismo figura na agenda da UE?; Além das comunicações simples e relações públicas, que visão tem a UE para uma indústria da informação em crise?; O que é necessário para proteger e melhorar o pluralismo informativo na Europa à medida que os média e os cidadãos vêem o seu acesso a fontes fiáveis reduzido? E, tão importante quanto isso, quem pagará por tal?

Esta iniciativa, moderada pelo secretário-geral da FEJ, Aidan White, surge na esteira da criação do Intergrupo parlamentar para os Média, no qual eurodeputados de todas as bancadas debatem sobre as tendências e os desafios do sector.

Entre os oradores estão o jornalista belga Jean-Paul Marthoz (Enjeux Internationaux), os britânicos Jeremy Dear (secretário-geral do NUJ) e Chris Elliot (editor-executivo do Guardian News & Media), a alemã Verena Wiedemann (secretária-geral da ARD), o romeno Cristian Unteanu (Realitate TV), e ainda Adam Watson-Brown, da Media Task Force da Comissão Europeia. As conclusões da conferência serão feitas pelo presidente do Intergrupo para os Média, Jean-Marie Cavada.

Partilhe