Fundo Europeu para Jornalismo de Investigação

Jornalistas que tenham uma boa ideia de investigações que possam fazer a diferença e ser um bom exemplo para os outros, podem candidatar-se a apoios financeiros através do Fundo Europeu para o Jornalismo de Investigação (EFIJ), um programa da organização belga Fond Pascal Decroos, com financiamento da norueguesa Fritt Ord.

Esta iniciativa visa apoiar financeiramente as despesas de viagem e de tradução, proporcionar tempo de pesquisa e promover o trabalho entre colegas de profissão de diferentes países que confiem uns nos outros e possam cooperar.

Na primeira fase, cujas candidaturas devem dar entrada no formulário próprio disponível no sítio do EFIJ até às 8 da manhã de 23 de Março (atenção ao fuso horário), serão distribuídos 20 mil euros, sendo que o valor de cada uma das bolsas dependerá da dimensão e da qualidade das propostas.

A organização garante que a selecção será feita por um júri de colegas de profissão experientes e que haverá total independência editorial. A longo prazo, a ideia é tornar o EFIJ numa entidade independente.

Partilhe