Fundação Ilídio Pinho entrega Prémio “Jornalismo Científico”

A cerimónia de entrega do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Jornalismo Científico” vai decorrer no próximo dia 16 de Janeiro, pelas 17 horas, na sede da Fundação, no Porto, sob a presidência do ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva.

O jornalista Carlos Vaz Marques, autor do trabalho “Dari, Primata como Nós”, emitido na TSF, foi o vencedor da segunda edição do prémio Fundação Ilídio Pinho “Jornalismo Científico”, no valor de 50 mil euros. A Guiné-Bissau serve de pano de fundo a uma reportagem de campo em que o jornalista acompanha, no terreno, uma investigação científica relativa à vida de um grupo de primatas na selva.

O júri decidiu, ainda, atribuir duas Menções Honrosas, no valor de cinco mil euros cada, às jornalistas Teresa Firmino com “Trabalho jornalístico sobre a extensão da plataforma continental portuguesa”, publicado no jornal Público, e Helena Mendonça com “Os nossos Neurónios” publicados na Notícias Magazine, revista conjunta do Diário de Notícias e Jornal de Notícias.

“Plataforma continental portuguesa” é um dossier jornalístico constituído por três artigos publicados por Teresa Firmino, a 5 de Agosto de 2007, sobre a investigação que lançou as bases científicas para a reclamação – e obtenção – de jurisdição, por parte de Portugal, de uma zona para além das 200 milhas náuticas da plataforma continental nacional.

Quanto a “Os nossos neurónios”, de Helena Mendonça, constitui um conjunto de 52 reportagens de duas páginas, publicadas semanalmente, ao domingo, durante 2007. Cada um dos trabalhos foca uma investigação científica distinta, fazendo simultaneamente um retrato pessoal do investigador e da investigação desenvolvida.

Partilhe