Fotojornalista Mário Cruz vence prémio World Press Photo

O trabalho do repórter, que trabalha na agência Lusa, foi publicado na revista Newsweek.

O fotojornalista Mário Cruz venceu um dos prémios do concurso internacional World Press Photo, com um trabalho sobre crianças talibés no Senegal e na Guiné-Bissau, rapazes entre os 5 e os 15 anos que vivem em escolas islâmicas e que, a pretexto de receberem uma educação corânica, são abusados e explorados pelos professores.

O repórter de 28 anos, que trabalha na agência Lusa, realizou o trabalho “Talibés, Modern-day Slaves” em tempo de férias e a seu próprio custo.

A foto-reportagem sobre esta forma de escravatura moderna, publicada na revista Newsweek, venceu o primeiro prémio na categoria de Temas Contemporâneos (“Contemporary Issues”).

Mário Cruz junta-se a outros quatro portugueses também já distinguidos pelo World Press Photo: Eduardo Gageiro (retrato do general Spínola, 1974), Carlos Guarita (indústria de armamento, 1994), Miguel Barreira (bodyborder nas ondas da Nazaré, 2007) e Daniel Rodrigues (rapazes a jogarem à bola na Guiné-Bissau, 2013).

Os prémios World Press Photo deste ano, distribuídos por oito categorias, atribuíram o Grande Prémio ao fotojornalista australiano Warren Richardson, pela reportagem com refugiados na fronteira entre a Sérvia e a Hungria, feita em Agosto de 2015.

Partilhe