Fotojornalista enfrenta acusação de homicídio

A prisão do fotojornalista Aurobindo Pal, que enfrenta uma acusação de homicídio, preocupa a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que apelou ao ministro da Justiça do Bangladesh, Moudud Ahmedm, para que ilibe e liberte o jornalista.

Segundo a RSF, Aurobindo Pal foi acusado de homicídio, o que impede a sua libertação sob fiança, por se ter recusado a entregar os negativos das fotos que tirou durante um protesto em que as autoridades abriram fogo e mataram dois manifestantes.

A manifestação ocorreu a 9 de Maio em Nandail, onde decorriam eleições locais, e a polícia, refere a RSF, cumprindo ordens de um superior chamado Khohinoor Miah, disparou sobre os manifestantes, matando duas pessoas e ferindo outras 17.

A polícia deslocou-se a casa de Aurobindo Pal nessa mesma noite, em busca dos negativos, mas, apesar de ameaçado, o fotojornalista recusou-se a cedê-los. A sua casa foi então revistada e o fotojornalista detido por não colaborar com as autoridades.

Perante o sucedido, a RSF exige também que o polícia Khohinoor Miah, implicado na detenção de Aurobindo Pal e responsável pela tortura do jornalista Saleem Samad em 2002, seja castigado.

Partilhe