Forte adesão à greve do Andalucía Directo

Os trabalhadores do Andalucía Directo, do Canal Sur, aderiram em força à greve convocada em plenário para 4 de Março, o que forçou à não emissão do programa, que apenas contou com cinco das 49 pessoas que habitualmente o fazem.

A greve prolonga-se até hoje, 5 de Março, e está ainda prevista para sexta, dia 7. Caso a empresa não mude de atitude, prevê-se nova paralisação durante a Semana Santa (de 16 a 21 de Março). A luta dos trabalhadores prende-se com as condições de trabalho precárias impostas pela empresa, bem como pela recusa desta em aceitar a realização de eleições para delegações sindicais.

No âmbito da jornada de luta – que tem como lema “Andalucía Directo de luto. A minha precariedade é a tua desinformação” – os grevistas foram recebidos pelo presidente da Junta de Andalucía, Manuel Cháves, que se comprometeu a falar com o director-geral da RTVA para tentar encontrar uma solução para o conflito laboral.

Apesar dos alertas dos trabalhadores para os problemas laborais datarem de Julho de 2007, só a 16 de Janeiro de 2008 é que a empresa aceitou reunir-se com representantes dos trabalhadores, depois de estes ameaçarem com a denúncia pública das suas condições laborais no dia do aniversário do programa. Porém, após essa data a empresa só se mostrou disposta a negociar despedimentos na equipa.

Partilhe