Forças rebeldes atacam jornalistas no ex-Zaire

As forças rebeldes que tomaram de assalto a cidade de Bukavu, no leste da República Democrática do Congo, a 2 de Junho, atacaram as três principais rádios comunitárias da cidade e tentaram assassinar o director de um delas, noticia o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

Segundo o CPJ, que cita informações da Journalistes en Danger (JED) e de outras fontes locais, o director da rádio Sauti ya Rehema, Joseph Nkinzo, só por acaso escapou a uma tentativa de assassinato, que no entanto lhe vitimou o irmão. As forças rebeldes entraram na casa do jornalista, partiram janelas e assassinaram o irmão de Nkinzo, tomando-o pelo responsável da rádio, saqueando em seguida a habitação.

Devido a ameaças de morte feitas pelos rebeldes a Ben Kabamba, director da Radio Maria, Kizito Mushizi, director da Radio Maendeleo, e a Joseph Nkinzo, as três rádios deixaram de emitir, de maneira a proteger o seu pessoal.

Aproveitando o abandono das estações, os rebeldes roubaram equipamento da Radio Maria e confiscaram equipamento de comunicações a um guarda da Radio Maendeleo.

A única rádio que continua a emitir sem interrupções na região é a Radio Okapi, um projecto conjunto da ONU com a Hirondelle Foundation, da Suíça, que transmite a partir das instalações das Nações Unidas na zona, onde se refugiaram Kizito Mushizi e Joseph Nkinzo.

Partilhe