FIJ saúda libertação de jornalista francês na Turquia

Loup Bureau fora detido a 26 de julho após abordagem pelas forças de segurança turcas junto à fronteira com o Iraque.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) saudou a libertação do jornalista francês Loup Bureau que fora detido pelas autoridades turcas a 26 de julho, após abordagem pelas forças de segurança junto à fronteira com o Iraque.

A FIJ salienta que esta libertação só foi possível graças “a uma forte mobilização coletiva que envolveu as autoridades francesas, mas também as associações e os sindicatos de jornalistas”.

Bureau, de 27 anos, trabalha para cadeias de televisão como a TV5 e a Arte, além de desenvolver ainda atividade no site Slate. Quando foi preso, o jornalista estava na posse de imagens de uma reportagem que realizara em 2013 e foi acusado de ter ligações à YPG, organização que as autoridades turcas classificam como terrorista.

Os responsáveis da FIJ recordam que também Mathias Depardon, colocado em liberdade no mês de junho de 2016, foi acusado de distribuir propaganda terrorista por alegado apoio ao PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão.

Apesar da libertação de Loup Bureau, os dirigentes da FIJ e dos sindicatos franceses lembram que “há cinco jornalistas do diário turco Cumhuriyet ainda atrás das grades, o mesmo acontecendo com Deniz Yücel, jornalista germano-turco do Die Welt, e com Oguz Güven, chefe de redação da edição online do Cumhuriyet, como parte de um total de 158 jornalistas que estão presos na Turquia”.

Partilhe