FIJ remete verbas angariadas para a Indonésia

O Fundo de Assistência da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) já enviou 18 mil euros para a Indonésia, onde pelo menos 200 jornalistas e outros profissionais da comunicação social estão mortos ou desaparecidos.

Dando conta dos resultados já alcançados, Aidan White, secretário-geral da FIJ, enalteceu a forma “magnífica” como os sindicatos e associações de jornalistas de todo o Mundo têm vindo a responder ao apelo para prestar auxílio aos profissionais dos média afectados pelo maremoto na Ásia.

O “Serambi Indonesia”, um dos diários mais lidos da região de Aceh, que perdeu a maior parte dos seus trabalhadores e viu destruídas a redacção e a oficina de impressão, já voltou a ser publicado.

A FIJ considerou ainda bem-vindo o relatório da Dart Centre, uma associada do Instituto Internacional para a Segurança da Imprensa (INSI), que divulga informações acerca dos efeitos traumáticos com que os jornalistas que cobrem a tragédia poderão ter de lidar.

Representantes da FIJ vão deslocar-se em breve às regiões mais afectadas da Índia, Sri Lanka, Tailândia, Malásia e Indonésia para apoiar as organizações de jornalistas locais.

Partilhe