FENAJ

A Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) representa trinta mil jornalistas brasileiros de 31 sindicatos. O SJ mantém relações de grande fraternidade com a Fenaj, por razões de solidariedade profissional e identidade linguística e cultural. Para conhecimento e utilização dos interessados, aqui se registam os contactos electrónicos com a Fenaj e os sindicatos nela filiados.

A FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas, foi fundada no Brasil em 20 de Setembro de 1946, por acordo celebrado entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo. Actualmente, a FENAJ representa cerca de 30 mil jornalistas brasileiros sindicalizados, que trabalham em jornais, revistas, estações de rádio e de televisão, de caracter público ou privado, bem como em assesorias de imprensa (privadas, públicas e sindicais) e empresas de telecomunicações.

Por razões históricas, de idioma e de cultura, o Sindicato dos Jornalistas mantém com a FENAJ relações fraternais e de solidariedade, que pretende cada vez mais intensas e mais frutíferas.

Os interessados em conhecer mais profundamente as principais atividades da FENAJ, as suas publicações e a legislação brasileira em matéria de comunicação social e direitos de autor, poderá fazê-lo consultando o sítio www.fenaj.org.br