FEJ quer pluralismo consagrado na Constituição Europeia

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) exigiu aos hoje aos membros da Convenção Europeia que apoiem a emenda visando a introdução do pluralismo como um dos valores fundamentais da futura Constituição Europeia, que foi proposta por João Cravinho.

A próxima reunião da Convenção Europeia decorre a 26 e 27 de Fevereiro e destina-se a debater os primeiros 16 artigos da Constituição Europeia. A emenda apresentada por João Cravinho, enquanto presidente do Centro Europeu de Empresas com Participação Pública, sublinha a importância do pluralismo dos média e da informação para uma Europa democrática e aberta à diversidade cultural.

Para o secretário-geral da FEJ, Aidan White, a defesa do pluralismo tornou-se um desafio sem precedentes para os valores essenciais da Europa, perante “a tendência para uma maior concentração dos média, uma excessiva comercialização para atingir audiências que atraiam os publicitários e a uniformização dos programas e das notícias”. Aidan White acrescenta que “o pluralismo não é apenas uma condição «sine qua non» para o bom funcionamento da democracia na Europa, é vital para uma Europa cultural e economicamente próspera”.

A FEJ tem criticado a inacção da União Europeia perante a concentração dos média e realizou, no ano passado, um estudo revelando as estruturas de propriedade dos principais média da Europa Ocidental, que está disponível na Internet (ver “link” no final desta notícia). A organização dos jornalistas europeus publicará em breve um estudo idêntico sobre a Europa Central e de Leste, onde os níveis de concentração dos média são extremamente elevados.

Partilhe