FEJ e FIJ em campanha internacional pelos jornalistas turcos presos

Ação conjunta entre as organizações referidas e o Türkiye Gazeteciler Sendikasi (TGS) visa mostrar solidariedade e apoio aos 158 profissionais detidos.

A Federação Europeia dos Jornalistas (FEJ), a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e o Türkiye Gazeteciler Sendikasi (TGS), o sindicato dos jornalistas da Turquia, lançaram uma campanha internacional de solidariedade e apoio aos 158 profissionais da comunicação social que estão presos em solo turco.

De acordo com a FEJ, a campanha consiste num postal com a letra G, correspondente a #Gazeteciliksuçdegildir ou #Journalismisnotacrime, no qual é possível escolher a qual dos 158 jornalistas em causa enviar a demonstração de apoio.

As entidades envolvidas na campanha convidam depois cada interessado a enviar esse postal, disponível em PDF aqui.

Para selecionar o jornalista a quem pretende enviar a manifestação de solidariedade pode clicar aqui e, em seguida, clicar em “Send her/him a postcard” para que fique visível o endereço da prisão.

Uma outra opção é enviar o postal diretamente para o Sindicato dos Jornalistas da Turquia (TGS), pois essa entidade entrará em contacto com familiares ou amigos dos jornalistas em causa que cuidarão de partilhar a mensagem.

A FEJ, sublinhando o objetivo de libertação imediata, estima que os jornalistas detidos já passaram, em conjunto, mais de 80 mil dias nas prisões.

Partilhe