FEJ e FIJ apoiam jornalistas gregos

Em causa estão mais de quatro centenas de profissionais da comunicação social sem salário, nem trabalho há mais de 16 meses.

A Federação Europeia (FEJ) e a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) apoiam os 420 profissionais gregos de comunicação social da 420 MEGA TV que se encontram há mais de 16 meses sem salários, nem trabalho.

Segundo a FIJ, a MEGA é uma estação televisiva privada com 28 anos de existência, mas, nos últimos meses, contrariando a tendência de um jornalismo de qualidade, aumentou o seu espaço de programação dedicado ao entretenimento, atraindo somas avultadas em publicidade sem que isso evitasse salários em atraso para os jornalistas.

No passado dia 10, os acionistas rejeitaram participar no leilão de sete licenças televisivas e, como as transmissões são proibidas sem a adequada licença, a MEGA está destinada ao encerramento sem que os profissionais de comunicação social vejam os seus direitos reconhecidos.

Ao longo dos mais de 16 meses sem pagamento, nem trabalho, os jornalistas desenvolveram esforços no sentido de apoiar a estação televisiva, agindo junto do National Broadcasting Council (ESR) e da banca pela defesa dos postos de trabalho.

Philippe Leruth, presidente da FIJ, sublinhou: “Apelamos aos acionistas da MEGA para que levem em conta a sua responsabilidade junto dos trabalhadores e reconsiderem a decisão de deixar 420 pessoas sem trabalho, e as suas famílias desapoiadas, depois de 28 anos de dedicação e sucesso, conforme se percebe pelos níveis de audiência registados.”

Partilhe