FEJ define resoluções para defesa dos jornalistas

Além da moção apresentada pelo SJ sobre a integração de falsos freelancers, aprovada por unanimidade na assembleia anual da FEJ, em Bucareste, outras propostas mereceram sinal positivo.

A assembleia anual da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), realizada em Bucareste, aprovou uma série de resoluções a propósito de temas como a defesa dos direitos dos jornalistas, liberdade de expressão e informação, entre outras.

Além da moção apresentada pelo Sindicato dos Jornalistas e que foi aprovada por unanimidade, a propósito da integração de falsos freelancers, receberam sinal positivo propostas como, por exemplo, uma sobre a condenação ao desgaste dos direitos dos trabalhadores, não apenas um pouco por toda a Europa, mas também à escala global. Outro tema consagrado nas resoluções finais foi o da necessidade de uma campanha global em defesa de salários justos e de níveis de emprego dignos.

O futuro do jornalismo, a defesa dos direitos de autor/criadores, a luta contra a violência de género, ameaças jurídicas ao exercício da atividade de jornalista ou a concentração da propriedade dos meios de comunicação foram também abordadas nas resoluções, cujo registo integral pode ser visto em anexo.

Partilhe