FEJ critica concentração dos média em França

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), solidária com os jornalistas e outros trabalhadores dos média franceses, apela à União Europeia para que combata o processo de concentração dos meios de informação em França, que considera um ataque ao “pluralismo e à diversidade”.

“Há o perigo de que a França siga os passos da Itália para condições que são perigosas para a democracia, onde o poder dos média está concentrado nas mãos de poucos poderosos”, disse Aidan White, secretário-geral da FEJ.

A FEJ recorda que, em Junho último, foi atingido um novo nível de concentração dos média em França quando o conglomerado Dassault adquiriu a maioria das acções da Socpresse, líder do mercado francês. O processo teve novos desenvolvimentos, na semana passada, com o anúncio da cadeia de televisão privada TF1 (e parceira na empresa pública Bouygues) de que pretendia juntar-se igualmente ao conglomerado.

“São notícias muito más para a diversidade dos média e para a independência dos média em França”, afirmou White, manifestando a solidariedade da FEJ aos jornalistas franceses na sua luta “pelo pluralismo”.

“Apesar das promessas em contrário, é improvável que uma aliança entre uma empresa líder na imprensa e um grupo de televisão que controla mais de 50% do mercado de entretenimento possa garantir independência editorial”, sublinhou Aidan White.

Na opinião da FEJ, a Comissão Europeia deveria reconsiderar a questão da aliança entre a Socpresse e a TF1 à luz das regras da concorrência, embora a questão não deva colocar-se só na perspectiva de se saber se a aliança é boa para o negócio.

“Mais importante – pergunta White – é se é boa para a democracia?”.

Partilhe