Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde cria Prémio de Jornalismo

A organização da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde lançou o Prémio Nacional de Jornalismo “(Re)Descobrir o Artesanato” e vai realizar um Ciclo de Seminários orientado para jornalistas “(Re)Descobrir o Artesanato nos Media”.

Iniciativa da organização daquela feira, o prémio “(Re)Descobrir o Artesanato” reconhece a “importância dos media na preservação, divulgação e valorização das artes e ofícios tradicionais portugueses, enquanto património cultural e factor identitário pretende incentivar a criação e investigação jornalística sobre as artes tradicionais”.

O concurso, que tem o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional, do CEARTE e do Cenjor-Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, bem como a colaboração do Sindicato de Jornalistas, abrange os trabalhos, individuais ou em co-autoria, publicados por jornalistas profissionais entre 1 de Maio de 2013 e 01 de Maio de 2014, nas áreas de Imprensa, Rádio e Televisão (Regulamento anexo).

A cerimónia da entrega dos prémios, com um valor pecuniário de dez mil euros, terá lugar no decurso da 37ª edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, a realizar entre 26 Julho e 10 de Agosto de 2014.

Ciclo de seminários para jornalistas

Paralelamente, realiza-se, entre o quarto trimestre deste ano e o primeiro de 2014, um ciclo de seminários para jornalistas – “(Re)Descobrir o Artesanato nos Media” -, com o apoio do Cenjor, do CEARTE e do IEFP.
A realizar em datas a definir e com a duração de quatro horas cada, os seminários visam, designadamente, proporcionar informação diversa sobre o artesanato em Portugal; dar a conhecer abordagens inovadoras no sector; sensibilizar jornalistas para as vertentes do emprego, do desenvolvimento territorial, das oportunidades, da identidade, da memória coletiva; e facilitar o acesso dos jornalistas a fontes de informação nesta área.

Partilhe