Extinta acção do JN contra o SJ

Terminou, no passado dia 13 de Dezembro, com desistência de queixa, o litígio que opunha a Empresa Global Notícias a 15 antigos e actuais dirigentes do Sindicato dos Jornalistas (SJ), relacionado com a divulgação, em 10 de Dezembro de 2002, de um comunicado do SJ sobre o balanço da greve geral observada nessa data.

No referido comunicado, a Direcção do SJ afirmava: “No «Jornal de Notícias» só trabalharam 10% dos jornalistas, apesar das pressões e manobras da empresa que, inclusive, recorreu a colaboradores externos nas delegações de Braga e Coimbra para substituírem jornalistas, o que motivou o pedido de intervenção da Inspecção-Geral de Trabalho”. Estas afirmações foram consideradas ofensivas pela empresa, que procedeu criminalmente contra a então Direcção do SJ.

Os arguidos esclareceram que, com o comunicado, não pretenderam pôr em causa a honra, o bom nome e consideração da assistente e que o SJ “actuou com a convicção de que as informações que lhe foram transmitidas relativamente à substituição de trabalhadores no dia da greve eram correctas. Veio, contudo, a confirmar-se que não eram inteiramente exactas, o que conduziu a uma afirmação inexacta”.

Em face das explicações, a assistente desistiu da queixa contra os arguidos, o que estes aceitaram.

Partilhe