Exposição de Bordallo Pinheiro na Feira do Livro de Braga

O Museu Nacional da Imprensa apresenta na Feira do Livro de Braga, que decorre desde dia 2 de Abril, uma extensão da exposição “Bordallo Pinheiro: um génio sem fronteiras”, que estava já patente ao público na sua sede, no Porto.

No pavilhão dedicado àquele museu podem ser vistas duas dezenas de originais, sobretudo autocaricaturas de Bordallo Pinheiro, bem como capas de livros com desenhos feitos pelo criador do “Zé Povinho”, além de desenhos com referências a Braga e a temas de cariz eleitoral.

A apresentação desta exposição em Braga insere-se na homenagem que o Museu Nacional da Imprensa presta ao longo de 2005 ao caricaturista português (1846-1905), e a par da mostra em Braga os visitantes que se deslocarem ao stand do Museu da Imprensa podem imprimir manualmente, num prelo do museu, uma gravura com uma autocaricatura de Bordallo Pinheiro.

O Museu da Imprensa vai ainda promover outras iniciativas, como a afixação do nome de Bordallo Pinheiro na futura Galeria Internacional da Caricatura, projectada para este ano.

Uma extensão da exposição “Bordallo Pinheiro: um génio sem fronteiras” pode também ser vista nas estações de comboios de São Bento e Campanhã e a mostra original, na sede do Museu, está patente até final de Maio.

Partilhe