Estudo de sindicato galego denuncia aproveitamento da crise

Um estudo realizado pelo Sindicato de Jornalistas da Galiza (SXG) revelou que sete em cada dez meios de comunicação social naquela região espanhola não tiveram quebras significativas das receitas publicitárias, embora essa tenha sido a desculpa mais explorada pelos empresários para justificar os despedimentos ocorridos em 63 por cento das empresas de comunicação galegas.

Por esse motivo, o SXG denunciou que está a ocorrer um aproveitamento da crise para reduzir ao máximo as redacções, ao invés de se investirem os benefícios recolhidos anteriormente na melhoria das condições laborais. Aliás, segundo o SXG, durante o período de crescimento os empresários do sector abusaram de estagiários, de falsos trabalhadores a recibo verde e de horários extenuantes.

Em virtude deste comportamento por parte das empresas, e no âmbito da sua campanha contra os despedimentos, o SXG não descarta uma convocatória de greve no sector, tendo feito uma sondagem que mostra que 70 por cento dos trabalhadores da comunicação na Galiza apoiariam tais acções de protesto.

Partilhe