Estaremos atentos e (re)tomaremos a iniciativa

Na lista A – “Reforçar o Sindicato, Defender o Jornalismo”, somos gente de compromisso e de trabalho no terreno. Fazemos ponto de honra na concretização das seguintes tarefas:

1. Lançar um programa integrado de combate à precariedade, envolvendo na sua preparação e aplicação os jornalistas interessados, os estudantes e os organismos inspectivos.

2. Convergir com outras organizações nos esforços com vista a iniciativas legislativas para pagamentos intermitentes à Segurança Social por parte dos jornalistas freelance.

3. Estabelecer, com as instituições de ensino e formação e com as associações de estudantes, mecanismos de aproximação à profissão que defendam a dignidade e previnam a exploração dos jovens candidatos à profissão, bem como reflexão designadamente sobre a relevância e papel dos estágios curriculares.

4. Lançar uma campanha de verificação sistemática nas empresas do cumprimento dos direitos legais e contratuais, especialmente o respeito pelas carreiras profissionais, horários, trabalho suplementar e condições salariais.

5. Continuar a desenvolver iniciativas junto do Parlamento com vista à revisão do Estatuto do Jornalista, designadamente com o reequacionamento das regras de acesso à profissão.

6. Prosseguir e aprofundar a cooperação com o Cenjor e instituições de ensino, estimulando a formação contínua e fiscalizando o cumprimento dos períodos de formação obrigatória.

Por um Sindicato activo nas redacções, em defesa dos jornalistas, vota A!

Partilhe