Encontros sobre reportagem em cenários de conflito

Em cenários de conflito ou acontecimentos em que podem ocorrer incidentes, devem os jornalistas identificar-se de forma permanente? Apenas através da Carteira Profissional pendurada, ou de dispositivos como braçadeiras e coletes especiais? Sempre ou em circunstâncias especiais? Que procedimentos de segurança devem ser observados?

Estas e outras perguntas necessitam de respostas discutidas pelos jornalistas que trabalham no terreno, enriquecidas pela partilha e análise de experiências, pela discussão de alternativas e pelo levantamento de técnicas, regras, estratégias e métodos de actuação.

Empenhada em contribuir para a prevenção de incidentes e minimizar riscos para a integridade física dos jornalistas em cenários de conflito ou acontecimentos potencialmente geradores de conflito, a Direcção do Sindicato dos Jornalistas vai realizar uma série de iniciativas, nomeadamente com profissionais.

A primeira tem lugar já na próxima semana, com realização de reuniões na sede nacional, em Lisboa, na terça-feira, dia 10 de Abril, e na Delegação Norte, na quarta-feira, dia 11, ambas pelas 21 horas, para as quais a Direcção do SJ convida todos os jornalistas, apelando especialmente à participação daqueles que trabalham mais frequentemente no terreno.

Os jornalistas que trabalham noutras localidades ou não possam comparecer naquelas reuniões poderão enviar sugestões e opiniões através do endereço electrónico direccao@sinjor.pt

Recorde-se que o Sindicato dos Jornalistas repudiou as agressões aos jornalistas José Sena Goulão e Patrícia Melo, no dia 22 de Março, tendo também alertado, no dia 23, para os efeitos negativos das recomendações da PSP sobre a cobertura jornalística de manifestações. Estas posições foram reafirmadas ao ministro da Administração Interna, no dia 26.

Partilhe