Encenação policial fere gravemente seis jornalistas na Índia

Seis jornalistas ficaram feridos com gravidade, tendo um deles perdido ambos os olhos, depois da polícia ter decidido encenar, a 21 de Setembro, uma repetição de uma acção de desactivação de minas colocadas por terroristas maoístas em Lalgarh, no estado indiano de Bengala Ocidental.

Segundo o Sindicato de Jornalistas de Bengala Ocidental (WBUJ), que já exigiu indemnizações para os jornalistas afectados, o incidente foi um truque publicitário que correu terrivelmente mal, matando dois agentes, ferindo outros dois e levando seis jornalistas para o hospital.

O fotógrafo Someswar Mondal, do “Ananda Bazar Patrika”, perdeu ambos os olhos; Debnath Maity, fotojornalista do “Bartaman”, ainda corre risco de vida no hospital; e os jornalistas Rana Das (“Bartaman”), Sanjib Das (Kolkata TV), Arun Chakravorty (“Pratidin”) e Mustarul Haque (ETV), permanecem hospitalizados mas já fora de perigo.

Sublinhando que a polícia tem de ser “responsabilizada por este acto irresponsável”, o presidente da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), Christopher Warren, disse que “esta é mais uma indicação de que é necessário fazer mais para fornecer formação para a segurança aos jornalistas na Índia”.

Partilhe