Elsa Costa e Silva publica estudo sobre concentração dos média

“Os Donos das Notícias – Concentração da Propriedade dos Média em Portugal”, de Elsa Costa e Silva, é um estudo que pode “ajudar os produtores das notícias a perceberem melhor o contexto em que fazem o seu trabalho”, disse o professor Paquete de Oliveira no lançamento da obra, efectuado dia 12, na FNAC do Norte Shopping.

Além do livro de Elsa Costa e Silva, jornalista no “Diário de Notícias”, foi também apresentado “Weblogs – Diário de Bordo”, de Elisabete Barbosa e António Granado.

Os livros são os dois primeiros volumes da nova Colecção Comunicação, da Porto Editora, que pretende colmatar algumas falhas, segundo Joaquim Fidalgo, um dos seus coordenadores. Sobretudo porque cria obras de referência para quem estuda a área da comunicação e porque retira a comunicação social do mero âmbito académico.

Embora nascida no contexto académico, servindo de tese de mestrado a Elsa Costa e Silva, “Os Donos das Notícias” é uma obra de grande importância para o estudo da concentração na comunicação social.

Para o professor Paquete de Oliveira, pode fazer “perceber as razões de ser das concentrações, se servem interesses políticos ou de mercado”.

Outro dos destaques feito por Paquete de Oliveira foi sobre a necessidade de compreender os efeitos da concentração no trabalho dos jornalistas. Sendo a concentração uma realidade indesmentível, ela levanta problemas aos produtores de notícias e ao público.

Contudo, o público, cada vez mais concentrado também, “pode, no seu direito e dever de exigir qualidade e veracidade”, levar à alteração destes aspectos, considera Paquete de Oliveira. Até porque “é importante perceber quem são os donos da notícia”, concluiu.

Para Joaquim Fidalgo, também o público-leitor é parte interessada neste estudo. “Tudo o que ajude a tornar os média mais transparentes é bem-vindo”, afirmou.

Segundo a autora do livro, Elsa Costa e Silva, “esta obra tenta fazer uma abordagem sistemática do que é a concentração da comunicação social em Portugal”. Uma tentativa de perceber as lógicas de mercado que levaram a tamanha concentração.

A actual concentração pode levar a constrangimentos na produção das notícias. “Mas também ajuda a que alguns órgãos de comunicação não desapareçam do mercado”, acrescenta a autora.

Uma das questões abordadas pelo livro prende-se com a questão da liberdade de emprego. Uma preocupação do Sindicato de Jornalistas e que também suscitou a atenção da autora. “As pessoas sabem que as oportunidades de emprego estão limitadas e isso pode levá-las a evitar entrar ruptura com o grupo onde trabalha”, acrescenta Elsa Costa e Silva.

Para o presidente do Sindicato, Alfredo Maia, este livro “é um excelente contributo para que os cidadãos reflictam sobre as consequências gravíssimas, para a própria Democracia, desta tendência para a concentração da propriedade dos meios de comunicação social”.

O segundo livro da Colecção Comunicação apresenta-se como uma referência de novas formas de comunicação. “Weblogs – Diário de Bordo” é o nome da obra de António Granado e Elisabete Barbosa.

Uma abordagem ao novo mundo dos blogs, que se apresentam, cada vez mais, como uma referência na Internet. Sob forma de diários on-line ou pequenos jornais pessoais.

Para o professor João Canavilhas, “o blog não é apenas uma ferramenta da internet, pode ser um grande instrumento de comunicação”. Até porque os blogs têm vindo, cada vez mais, a tornar-se extremamente específicos.

A importância dos weblogs pode até ser explicada, segundo um dos autores, pela forma como esta obra foi escrita. “Todo o livro foi feito através do blog e quando nos encontrámos pela primeira vez, o livro estava pronto para ir para as provas”, revelou Elisabete Barbosa.

Partilhe