Eleição de Kerry pode mudar regras para os média dos EUA

Caso John Kerry seja eleito Presidente dos Estados Unidos poderão verificar-se algumas mudanças no sector da comunicação social, nomeadamente medidas restritivas da concentração dos media.

Segundo a interpretação feita por Todd Shields, editor da revista “Mediaweek”, do programa do candidato democrata à Presidência, a proibição de as estações de televisão comprarem jornais será uma mudança relevante para travar a concentração dos média, que tem sido apoiada pela administração Bush. Num encontro com os jornalistas, na semana passada, John Kerry salientou que se for eleito reporá o impedimento de as estações de televisão comprarem jornais da mesma cidade onde tenham sede.

Todd Shields prevê que Kerry confiará a direcção da Federal Communications Comission, o organismo regulamentador do sector, ao democrata Michael Copps. Este comissário tem manifestado uma posição crítica relativamente às regras defendidas pelo actual presidente, Michael Powell, filho do secretário de Estado, Colin Powell.

Partilhe