“El Mundo” condenado por cercear liberdade de expressão a jornalista

O jornal espanhol “El Mundo” foi condenado por um tribunal de Madrid, a 27 de Julho, por ter coarctado a liberdade de expressão a um dos seus jornalistas, Francisco Frechoso.

Em represália contra Francisco Frechoso, chefe de redacção de fecho do “El Mundo”, por ter criticado a forma como o seu jornal tratou a greve geral de 20 de Janeiro, o diário espanhol proibiu-o de continuar a participar no programa “La mirada crítica”, da Tele 5, onde expôs as suas críticas. O jornalista participava há quatro anos naquele programa.

Segundo a “Cadena Ser”, o tribunal considerou que o “El Mundo” violou o Direito Fundamental da Liberdade de Expressão do jornalista, que em caso algum poder ser posto em causa pelos interesses empresariais, que não têm o estatuto de direito fundamental.

A sentença declara nula e de nenhum efeito a proibição de Frechoso intervir na “Tele 5”, e condena o periódico a indemnizar o seu trabalhador por danos materiais no montante de 5 328 euros, bem como ao pagamento de 24 000 euros por danos morais.

Partilhe