Eduardo Gageiro e Carlos Fino condecorados no 10 de Junho

O fotojornalista Eduardo Gageiro e o jornalista Carlos Fino foram condecorados com o título de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, na cerimónia do 10 de Junho realizada em Bragança.

Nascido em Santarém no ano de 1935, Eduardo Gageiro publicou a sua primeira fotografia aos 12 anos, em 1947, no “Diário de Notícias”, e passados dez anos iniciou-se na profissão de repórter fotográfico, no “Diário Ilustrado”.

Gageiro trabalhou nas publicações “O Século Ilustrado”, “Eva”, “Almanaque” e “Match Magazine”, foi editor da revista “Sábado” e colaborou com a delegação portuguesa da Associated Press, a Companhia Nacional de Bailado e a Presidência da República.

Galardoado com diversos prémios um pouco por todo o mundo, Eduardo Gageiro é actualmente fotojornalista freelance e trabalha regularmente para a Assembleia da República.

Quanto a Carlos Fino, nasceu em Lisboa em 1949, mas as suas raízes são de Fronteira, no distrito de Portalegre, onde viveu até à adolescência. Frequentou a Universidade de Direito, em Lisboa, mas foi obrigado a interromper o curso e a exilar-se no estrangeiro para escapar à perseguição da polícia política (PIDE/DGS). Na década de 70 estreou-se na RTP, tornando-se conhecido dos espectadores como correspondente em Moscovo, onde acompanhou o desmembramento da União Soviética.

Em seguida esteve em Bruxelas e Washington, regressando a Portugal para integrar a direcção de informação da estação pública entre 2000 e 2002.

Em 2003, foi o primeiro jornalista a noticiar em directo o início da ofensiva anglo-americana no Iraque. No mesmo ano lançou o livro “A Guerra em Directo”, que reúne relatos das suas vivências em três teatros de guerra: Afeganistão, Israel e Iraque.

Desde Junho de 2004, Carlos Fino é conselheiro de imprensa da embaixada de Portugal no Brasil, mantendo-se, contudo, nos quadros da empresa pública de televisão.

Partilhe