Duplo convite para apresentação de obras de José Francisco

Os livros “Transporte Sentimental” e “As palavras em Jogo”, da autoria do jornalista José Francisco, têm apresentação marcada para Lisboa para os dias 27 de Fevereiro e 5 de Março, respectivamente.

A apresentação do livro “Transporte Sentimental” – vinte poemas sobre a Cidade de Lisboa vista das janelas dos autocarros, dos eléctricos e dos elevadores da Carris – está a cargo do poeta Rui Almeida, recente vencedor do Prémio de Poesia Cidade de Águeda, e tem lugar na Livraria Fábula Urbis (Rua Augusto Rosa, 27 – à Sé), às 19 horas do próximo sábado.

A 1.ª edição deste livro surgiu em 1987 com a chancela da Editora Espiral e apoio do Grupo Desportivo do Banco Português do Atlântico. A presente 2.ª edição é da Câmara Municipal de Lisboa.

Trinta entrevistas e uma memória

Já o livro “As palavras em Jogo” tem apresentação marcada para o Teatro da Trindade (ao Chiado), às 18 horas do dia 5 de Março, contando para o efeito com a participação de António Simões, jornalista ao serviço do diário desportivo “A Bola”.

Este livro, com a chancela da Editora Padrões Culturais, recupera do pó do esquecimento 30 entrevistas e 1 memória, lembrando, deste modo, 30 anos de jornalismo do autor. No universo multifacetado dos entrevistados há um diverso olhar sobre o Desporto e a Sociedade: Álvaro Cunhal, Américo Guerreiro de Sousa, António Alçada Baptista, António Roquete, Carlos Mendes, Clara Pinto Correia, Daniel Sampaio, David Mourão-Ferreira, Dinis Machado, E.M. Melo e Castro, Eduardo Guerra Carneiro, Eduardo Nery, Fausto, Francisco dos Santos, Francisco José Viegas, Helena Marques, Joaquim Pessoa, José Duarte, José Fernandes Fafe, José Manuel Mendes, José Nuno Martins, José Quitério, Lídia Jorge, Luís Filipe Maçarico, Mário Jorge, Matos Maia, Mia Couto, Nicolau Saião, Rita Ferro, Romeu Correia e Urbano Tavares Rodrigues.

As entrevistas e a memória de Francisco dos Santos (1878-1930), o primeiro português a jogar em Itália, foram publicadas entre 1992 e 1996 na Revista “A Bola Magazine” que entretanto cessou publicação.

Partilhe