Disparos contra jornal costa-riquenho

As instalações do diário “La Nación” em San José, capital da Costa Rica, foram alvo de dois ataques com armas de fogo durante o mês de Março, o que levou o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) a exigir uma investigação rápida e exaustiva à situação.

O primeiro ataque foi protagonizado por um homem não identificado e ocorreu na noite de 8 de Março, sem provocar quaisquer feridos, enquanto o segundo foi levado a cabo por três indivíduos na madrugada de 23 de Março e provocou ligeiros danos no edifício.

O editor executivo do “La Nación”, Armando González, revelou ao CPJ que o jornal não recebeu quaisquer ameaças antes dos ataques, mas disse-se preocupado com o facto de alguém querer intimidar os seus jornalistas.

O diário é conhecido por ter desempenhado um papel fulcral na descoberta do escândalo de corrupção que culminou com a prisão dos antigos presidentes Miguel Ángel Rodríguez e Rafael Ángel Calderón e por apoiar o Acordo de Comércio Livre da América Central (CAFTA), ao qual se opõem alguns sindicatos e agricultores.

Partilhe