Direitos de autor preocupam Sindicato

O presidente do Sindicato dos Jornalistas (SJ), Alfredo Maia, lamentou, durante a cerimónia de apresentação pública do sítio do sindicato, ocorrida na quarta-feira, 6 de Março, que os trabalhos da Assembleia da República tivessem sido interrompidos a escassas semanas de ser regulamentada a questão dos direitos de autor dos jornalistas, no âmbito da Comissão Parlamentar dos Assuntos Constitucionais.

O adiamento para a próxima legislatura da regulamentação dos direitos de autor dos jornalistas foi abordado por Alfredo Maia na sessão que decorreu na Casa de Imprensa, na qual participaram os secretários de Estado dos Assuntos Parlamentares, José Magalhães e da Comunicação Social, Arons de Carvalho.

«Estou muito orgulhoso por o sítio ser uma feliz síntese do projecto sindical e da prática do sindicato, que é a organização mais aberta ao escrutínio público e que aceita discutir as questões ligadas ao exercício da profissão», disse Alfredo Maia.

O carácter aberto e as virtualidades do projecto do sítio www.jornalistas.online.pt foram sublinhados por José Magalhães, que acompanhou, na frase embrionária, o projecto de concepção do sítio, fornecendo pistas e sugestões. José Magalhães exemplificou as potencialidades do sítio afirmando que todos os associados do SJ podem ser informados instantaneamente sobre qualquer matéria, através da transmissão de conteúdos do sítio para o telemóvel. «O que antes se fazia através do fax, faz-se hoje através do SMS».

José Magalhães focou a importância do «factor humano» na produção dos conteúdos para a Internet. «Hoje, as pessoas já não dizem que isso é uma questão para entregar aos tipos do WWW», disse.

Por seu turno, Arons de Carvalho elogiou a ligação «frontal, algumas vezes crítica e de grande honestidade» que manteve, ao longo do seu mandato, com a actual e com anteriores direcções do SJ. Alfredo Maia agradeceu a Arons de Carvalho o patrocínio concedido ao sítio pela Secretaria de Estado da Comunicação Social.

O sítio do SJ foi apresentado pelo editor e principal responsável pelo projecto, Acácio Barradas, cuja intervenção, subordinada ao título «O dia inicial, inteiro e limpo» (que reproduz um verso de Sophia) pode ser lida noutro local deste sítio. Pela parte técnica, intervieram Pedro Seabra, director-geral da Via Tecla, e João Ferro, gestor do projecto. Acácio Barradas passou ainda o testemunho ao jornalista Miguel Gaspar, que assumirá, a partir de agora, a responsabilidade editorial do sítio.

Abriu a sessão, Fernando Pires, o presidente da Casa da Imprensa, uma das entidades que está alojada neste sítio, a par do Clube de Jornalistas. Um sítio aberto a todos os jornalistas está finalmente na Internet.

Partilhe