Director do “24 Horas” ouvido no Parlamento

O director do “24 Horas”, Pedro Tadeu, é ouvido hoje, 30 de Março, às 14 horas e 30 minutos, na subcomissão de Direitos Fundamentais e Comunicação Social da Assembleia da República. A audição visa dar conta do ponto de vista dos jornalistas sobre alegados abusos ou excessos de autoridade em torno do caso conhecido como “Envelope 9”.

Pedro Tadeu estará acompanhado por um conjunto de jornalistas, entre os quais o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Alfredo Maia, que se propõe dar o seu contributo na tentativa de sensibilizar os deputados para a necessidade de clarificar e/ou propor alterações ao dispositivo legal, de forma a garantir a salvaguarda de direitos essenciais à liberdade de imprensa e reforço da protecção do sigilo profissional.

Recorda-se que a audição resulta de uma petição entregue no Parlamento a 7 de Março, subscrita por vários jornalistas.

Entretanto, a organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) manifestou, a 29 de Março, o seu apoio aos jornalistas Jorge van Krieken e Joaquim Eduardo Oliveira, assim como à direcção do “24 Horas”.

A RSF afirma que a violação do sigilo das fontes dos jornalistas neste caso lhe parece injustificada, uma vez que a publicação dos registos telefónicos da PT é um crime menor relativamente às informações dadas pelos jornalistas.

Partilhe