Director de semanário detido no Níger por difamação

Salifou Soumaila Abdoulkarim, director do semanário “Le Visionnaire”, foi detido a 12 de Novembro, acusado de difamação do tesoureiro do Estado Siddo Elhadj. Cinco dias depois, o jornalista foi transferido para uma prisão, estando o seu julgamento marcado para hoje, 22 de Novembro.

O processo movido contra Salifou Soumaila Abdoulkarim baseia-se numa notícia em que Siddo Elhadj era acusado do desvio de 17 biliões de francos CFA (26 milhões de euros) de fundos governamentais.

“É revoltante que Salifou Soumaila Abdoulkarim esteja a ser tratado como um perigoso delinquente por relatar um assunto de evidente interesse público. As autoridades do Níger devem libertá-lo de imediato e começar a fazer esforços no sentido de descriminalizar as ofensas de imprensa”, afirmou Ann Cooper, directora-executiva do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

Este último recado da dirigente do CPJ está relacionado com o facto de a lei de imprensa do Níger permitir a prisão preventiva de jornalistas acusados de difamação, tendo até ao momento sido em vão os esforços que o sindicato de jornalistas local tem feito, desde 2003, para alterar esta situação.

Partilhe